Selic: como ela afeta o seu negócio?
Entender esse mecanismo é importante para que empresários planejem suas despesas e investimentos.
Muito fala-se nos telejornais sobre aumento ou redução do Sistema Especial de Liquidação e Custódia, mais conhecido como SELIC, este instrumento operacionalizado pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (COPOM) é a taxa básica de juros da economia do Brasil e sua função principal dentro do sistema financeiro, é regulamentar as operações de crédito entre os bancos e ajudar no controle da inflação.
Todos os dias, pessoas e empresas realizam operações de saque e depósito nos bancos, que no final do expediente, podem ficar com dinheiro sobrando (caso sejam realizados mais depósitos) ou faltando (caso sejam realizados mais saques), caso falte dinheiro o banco realiza um empréstimo com prazo de um dia a outra instituição bancária e ao devolver o valor é cobrada uma diferença: os juros. É aí que entra a SELIC, os juros destas operações bilionárias são calculados com base na taxa SELIC vigente.
E como afeta meu negócio?
Esses empréstimos são realizados todos os dias e obviamente os bancos embutem essa taxa nos seus produtos, assim a SELIC acaba influenciando todas as taxas de juros bancárias, que consequentemente, influenciará no valor da parcela do empréstimo que o seu fornecedor fez para viabilizar sua produção, que influenciará no preço que ele cobrará pelo seu produto, que influenciará no preço que você cobrará para vender o produto dele no seu negócio, e mais, também na taxa do cartão de crédito cobrada pela operadora. Conseguiu entender? A taxa SELIC influência com mais ou menos força os preços cobrados sobre tudo que compramos e vendemos, produtos ou serviços, afetando diretamente a inflação e a sua decisão de repassar variações nos preços para o seu consumidor, algo que depende diretamente da saúde fiscal da sua empresa.
Por isso é importante ficar atento as mudanças provocadas (ou pelo menos sinalizadas) pelas definições da taxa SELIC, ela de alguma maneira vai interferir nos preços do que você vende e do que você compra.
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