A divulgação do Banco Central do Brasil de que o real ganhará uma nova nota com o valor de 200 reais movimentou os noticiários e principalmente a internet, mas qual foi a motivação para tal criação?

É do senso comum que moedas altas são um indicativo de inflação elevada, o antigo cruzado novo continha notas de até NCz$500 e a inflação da época beirava os 2.000% ao ano, essa visão da economia gerou uma série de dúvidas sobre a real situação econômica brasileira nas rodas de discussão do WhatsApp, porém a criação dessa nota não tem ligação com a perspectiva econômica, a decisão é mais um reflexão da pandemia de coronavírus no Brasil.

Com o auxílio emergencial e a crise mais brasileiros estão guardando dinheiro em casa, demandando um aumento na impressão das notas segundo o BC, o poder do papel moeda nas mãos do público registrou um salto de 29% de fevereiro para junho. A administração do Banco informou que a real intenção da nota é justamente segurar a demanda numerária do país e reduzir com a medida custos operacionais e de logística e que não há risco de desvalorização do Real.