Em nosso país a carga tributária é muito elevada. Podemos perceber isso, através dos impostos que impactam de forma significativa os lucros da empresa.  

Por esse motivo, a revisão tributária pode ser utilizada como uma alternativa para verificação de tributos pagos indevidamente. A partir disso, é possível redirecionar estratégias e lançar novos investimentos, a fim de contribuir para a expansão do seu negócio.

A revisão tributária preza pelo bem econômico do seu negócio, não apenas para obedecer às leis vigentes, mas também para pagar apenas o for justo e devido. As constantes mudanças na legislação, são fatores que podem alterar os cenários prévios, modificando, assim, a tributação. 

Continue acompanhando a leitura deste artigo, se você quer saber mais sobre essa atividade. 

O que é a revisão tributária?

A revisão tributária é uma apuração minuciosa dos impostos recolhidos, analisados e acertados por empresas e profissionais especializados. É uma ferramenta legal para conhecer os prejuízos e as chances tributárias do seu negócio. 

Como a revisão tributária pode ajudar sua empresa?

Recuperação de impostos

Com a recuperação de tributos, a empresa pode reconhecer déficits indevidos que devem ser restituídos ou créditos fiscais que podem ser legalmente apropriados.

Se for, realmente, identificadas irregularidades, é possível analisar os problemas e elaborar um plano de ação com o objetivo de aproveitar as oportunidades mapeadas.

Prevenção contra autuações fiscais

Pagar imposto indevidos, além de prejudicar a competitividade de qualquer empresa, deixar de pagá-los pode resultar no encerramento das atividades do empreendimento e, auditoria de tributos, é uma ferramenta preventiva a situações assim, pois fortalece as finanças e instrui os responsáveis do planejamento à execução das revisões frequentes.

Como funciona a revisão tributária?

No processo de revisão tributária, os consultores buscam entender detalhadamente o fluxo da empresa, desde negócio, a compra até a entrega final do produto ou serviço.

Após o entendimento do modelo do negócio, a consultoria tem como objetivo a recuperação de todos os tributos indevidos. Finalmente, é traçado um plano de recuperação tributária, onde se confirma a melhor opção de restituição de tributos à empresa.

Entre os principais procedimentos da revisão tributária estão:

  • análise de regime de tributação;
  • carga tributária e registros contábeis;
  • documentos fiscais;
  • relatório de inconsistências;
  • classificação fiscal envolvendo os NCMs (classificação de mercadorias);
  • contas de resultado;
  • conciliação das declarações fiscais apresentadas pela companhia;
  • formas adotadas para apuração dos tributos;
  • identificação de créditos e débitos por nível de risco, bem como possíveis penalidades.​

Quando a revisão tributária deve ser realizada?

O ideal é que seja realizada semestralmente ou, pelo menos, anualmente. Para as empresas que não revisaram seus impostos nos últimos anos, o serviço deve ser feito imediatamente, pois créditos tributários têm prescrição ao final de 5 anos, acarretando a perda do direito de recuperação de tributos.

Agora, que você já sabe o que é e quem tem direito a uma revisão tributária, procure orientação de profissionais especialistas e aproveite, essa ferramenta legal para conhecer os prejuízos e as chances tributárias da sua empresa. 

Gostou de saber dessas informações? Então, acompanhe nossos outros conteúdos nas redes sociais, compartilhe esse artigo e fique atento, sua empresa pode ter tributos para recuperar!